You are currently viewing Quebre Barreiras e Utilize o BIM – Parte 1

Quebre Barreiras e Utilize o BIM – Parte 1


Esta série de artigos tem por objetivo animar você, caro leitor, quanto ao estudo e uso do BIM, e mostrar que essas “Barreiras” podem ser utilizadas como trampolim para você mergulhar nesse novo (?) mundo.
O tema é amplo e para que possamos compreender toda sua amplitude decidi dividir em partes.
Vamos começar por entender alguns dos termos que fazem parte do mundo BIM.

Hardware e Software


Há tempos que conhecemos a piada:
“Hardware é a parte que você chuta, software é a parte que você xinga!”.
“Hard” em Inglês quer dizer duro ou rígido, então hardware é a parte física da informática, que são os itens que compõem o computador e que podem ser quebrados ou queimados¹.
“Soft” em Inglês quer dizer leve, macio ou fraco, então software é toda parte lógica da informática, que são os programas que utilizamos, tais como Windows, Revit, AutoCAD e outros¹.
Se você não entender a importância deles não dá nem pra começar a colocar a pontinha do pé do lado de cá da linha!
Pode parecer desnecessário, pois como profissionais que somos temos impregnados no subconsciente a idéia de que “isso é um ponto pacífico, que todos sabem…”, mas a realidade pode ser bem diferente. Não querendo desmerecer marcas ou modelos, cito um exemplo: Não existe a possibilidade de um programa “pesado” como o Lumion funcionar satisfatoriamente em um “computador qualquer”, pois o software em questão utiliza recursos que o hardware não possui.
Se você quer entrar no mundo BIM você precisa estar preparado tecnologicamente falando, ou seja: investir em Hardware compatível com os Softwares que deseja.
Investir demanda 2 coisas: uma coisa é a palpável e a outra coisa é a abstrata. No entanto, se não andarem juntas, não têm razão de ser.
A coisa palpável é a dona das noites de insônia de muitos de nós, ou seja, é o investimento financeiro.
A coisa abstrata é o combustível de toda e qualquer mudança, ou seja, é a sua vontade.
Ok, mas e agora?
Você pode achar que é mais importante ter dinheiro pra investir ou você pode achar que é mais importante ter vontade de aprender, mas a verdade é que se você não juntar essas duas coisas de nada adiantará ter dinheiro e não ter vontade de aprender, e vice-versa.
É um motor que demanda, mas que te leva. Não entendeu?
Se você não investir tempo e dinheiro não terá condições de competir no mercado de trabalho e mesmo de encontrar seu lugar, conquistar seu espaço.
Uma coisa leva a outra: se você não for um profissional atualizado e disposto a continuar sua evolução, então brevemente você poderá fazer parte daqueles que ficaram para trás.
Então veja: A tal “Barreira” aqui é justamente exigir que você invista e queira aprender e se atualizar, e, no final de tudo, isso pode ser considerado realmente uma “Barreira” ou um “Trampolim”?
É a união da prática com a teoria, pois uma não “anda” sem a outra, sendo que o investimento pode ser considerado a parte prática e a vontade de aprender pode ser considerada a parte teórica.

Peopleware


Completando a frase: Hardware é a parte que você chuta, software é a parte que você xinga e peopleware é a parte que você demite (ou não).

Os profissionais que gerenciam as equipes de projeto sabem bem a importância disso. Peopleware nada mais é do que, em termos bem simples dentro do nosso contexto de trabalho, o usuário de computador. Sim, é isso mesmo: eu e você somos peopleware!
Eu acho que você já está começando a entender que todos esses conceitos se relacionam e se complementam, não é mesmo?
Uma boa equipe exige que cada membro seja um bom “peopleware”, ou seja: Um profissional capacitado, atualizado e que saiba trabalhar em equipe, seja pessoal ou virtualmente.
Um bom peopleware é uma pessoa assim: em constante aprendizado.
O meu amigo Arquiteto Fabio Santanaresumiu muito bem:
“…Normalmente quem tem problemas com BIM é o escritório que não tem um bom PEOPLEWARE. Não dá para enrolar quando o BIM é de verdade.”
E ele ainda foi além, e complementou:
“Ou você sabe o que está fazendo ou será mais um BIMWASH.”
E o que é um BIMWASH?

BIMWASH

BIM WASH ou PSEUDO BIM: Esse termo envolve tanta coisa que merece um curso, o qual já existe, mas está em Inglês. Eu entrarei em contato com o autor do curso, O Mestre Bilal Succar³, para solicitar autorização para traduzir.
De acordo com Bilal Succar³:
“BIM Wash is a term describing the inflated – and sometimes deceptive – claim of using or delivering Building Information Modeling products or services.”
Tradução:
“BIM Wash é um termo que descreve a alegação inflada – e às vezes enganosa – de usar ou fornecer produtos ou serviços de Building Information Modeling.”
E, de acordo com o BIMdictionary4(ao qual Bilal Succar também é afiliado):
The act of promoting an inaccurate view of one’s BIM ability or credentials. BIM Wash applies to all types of BIM Players and can be measured using a 5-level scale:
 [0] No BIM Wash or no BIM Claim,
[1] Confusion or unintentional BIM Wash,
[2] Inexperience or mild BIM Wash,
[3] Exaggeration or considerable BIM Wash, and
[4] Illusion or severe BIM Wash”
Tradução:
“O ato de promover uma visão imprecisa ou falsa da sua habilidade ou credenciais de BIM. O Pseudo BIM (ou BIM Wash) aplica-se a todos os tipos de Participantes BIM e pode ser medido usando uma escala de 5 níveis:
[0] Não há Pseudo BIM ou não é feita nenhuma afirmação sobre sua capacitação em BIM,
[1] Confusão ou Pseudo BIM involuntário,
[2] Inexperiência ou Pseudo BIM leve,
[ 3] Exagero ou Pseudo BIM considerável, e
[4] Ilusão ou Pseudo BIM grave”
Resumindo: Eu acho que você já entendeu que ser um BIM WASH é ser uma pessoa que “vende ilusões”, para não usar termos pejorativos.
Então NÃO SEJA um BIM WASH!
Até o próximo artigo da Série Quebre Barreiras e Utilize o BIM!
Bibliografia e Referências consultadas:
¹: Fonte Blog da Informática Microcamp
2: Fonte Fabio Santana
3: Fonte Bilal Succar
4: Fonte BIMdictionary

Este post tem 6 comentários

  1. Luciana

    Excelente início! Ótimo artigo. Gratidão pelo aprendizado.

  2. Vanderléa Medeiros

    Excelente artigo! Obrigada por compartilhar conosco!

  3. Estudante de Arquitetura📐Claudio Vianna

    Nossa, muito bom artigo. Foi meu primeiro aqui, e vou tirar um tempo para ler todos os outros. Parabéns!!!

    1. Olá Claudio!
      Muito obrigada e sinta-se à vontade para comentar e compartilhar conosco suas opiniões!
      Grande abraço!
      🙂

Deixe um comentário