You are currently viewing O que é Renderização Stéreo Panorama no Revit?‬‬‬

O que é Renderização Stéreo Panorama no Revit?‬‬‬


Antes de entendermos o que significa tudo isso junto, vamos compreender o que é cada coisa separadamente:

O que é uma Renderização?

É um dos produtos obtidos através do processamento digital.
Você pode aplicar esse processo em programas de modelamento 2D e 3D, tais como: Revit, AutoCAD, Lumion; bem como em programas para processar áudio e vídeo, tais como Camtasia, Adobe After Effects, Sony Vegas, entre outros.
Esse processo de tratamento digital de imagens e sons exige muito dos processadores e algumas máquinas (pc/notebook) podem chegar a “travar”, por este motivo a renderização em tempo real é um processo praticamente inviável para os usuários. É por isso que os softwares trabalham quase sempre em modo de visualização em baixa resolução em tempo real. Então quando o projeto está praticamente pronto ou já finalizado, é o momento de criar o render final. Note que nada impede que o usuário crie os renders durante o desenvolvimento do trabalho para verificar se está tudo sendo feito conforme sua previsão.
“A renderização é muito aplicada para objetos 3D, fazendo a conversão de um 3D para uma representação em 2D, seja para obter uma imagem estática, seja para obter imagens foto-realísticas em vídeo (animação 3D).”¹
Converter 3D para 2D? Como assim?
O resultado de uma cena 3D renderizada pode ser uma imagem 2D em alta resolução, ou um vídeo/animação, tudo depende do seu objetivo final.
Mas para criar um render não basta apenas os modelos 3D, o usuário precisa definir as texturas, cor, transparência, reflexão e outros detalhes para cada objeto 3D da cena, além disso é necessário também criar a iluminação que pode ser feita através da localização de pontos definidos ou iluminação solar/ambiente e finalmente o ponto de vista e a forma de visualização (isométrica ou perspectiva) da cena 3D. Esses são os requisitos mínimos tanto para criar um render de imagem estática foto-realista, quanto para criar um vídeo ou animação.
Veja esta imagem² com uma vista de modelos 3D. A cena mostra o modo de visualização Wireframe à esquerda e uma parte dos objetos renderizada à direita.

E o que é um vídeo ou animação?
Uma quantidade X  de imagens estáticas foto-realistas colocadas em sequência, o que cria a ilusão de movimento.

O que é Panorama nesse contexto?

De acordo com a Infopédia:

  1. “Grande quadro cilíndrico e contínuo, colocado de tal modo em relação ao espectador, que este tem a impressão da perspetiva de uma cidade ou de uma paisagem.
  2. Grande extensão de paisagem que se desfruta de um ponto elevado.”

A cena³ abaixo demonstra um exemplo de como as imagens geradas são montadas para que o usuário consiga visualizar a cena em modo panorâmico. No resultado final o usuário “está” no meio da sala e pode visualizar a cena em 360° usando o mouse para percorrer visualmente a sala (olhar para cima, para baixo, para os lados).

Para saber mais sobre navegação em modo panorâmico acesse o Help Online da Autodesk.

O que significa Stéreo Panorama nesse contexto?

A renderização Stéreo Panorama tem as mesmas funcionalidades que a renderização Panorama. Além disso permite gerar a visualização para o Smartfone, desta forma o usuário pode conectar o Cardboard ou um óculos para realidade virtual.


Google Cardboard

Óculos Gear VR

Veja esse exemplo de uma cena renderizada no Render 360 Online da Autodesk:


Exemplo de Cena gerada no Render 360 Online da Autodesk

Você poderá encontrar mais informações sobre como esta cena foi criada neste link.
Que tal você aprender a usar alguns desses programas e começar ou incrementar sua trajetória para um profissional de sucesso?
Veja os links para os cursos que indicamos para atingir seus objetivos!

Bibliografia e Referências consultadas:
¹: Fonte Issuu
²: Fonte Help Online do AutoCAD
³: Fonte Help Online do 3DS Max

Deixe um comentário