You are currently viewing Softwares Autodesk Travando com Windows 10?

Softwares Autodesk Travando com Windows 10?

Travou tudo, e agora?

Não é de hoje que isso acontece e creio que a tendência é continuar acontecendo, faz parte da evolução que os problemas aconteçam para que soluções sejam encontradas ou criadas.
Esse tipo de problema não é exclusivo de um programa ou sistema operacional, afinal de contas, informática é assim mesmo… Estamos todos acostumados a isso, não deveríamos, mas de que adianta nos rebelar? O que temos a fazer é tentar entender o erro e buscar soluções ou alternativas.
Eu costumo usar a lista de exclusões, funciona assim:
Digamos que o monitor do meu computador “apague” ou desligue, vamos à lista de exclusões:
1 – Falta de energia: Algum outro equipamento também desligou? As luzes se apagaram? Estamos todos “sem luz”?
Não, a energia não faltou, tem outros equipamentos funcionando, então: não é falta de energia.
2 – Cabo desconectado: Olho atrás do monitor e na CPU e verifico se o cabo está conectado corretamente a ambos.
Sim, o cabo está conectado ao monitor e à CPU.
3 – Cabo com mau contacto: Sempre tenho um cabo reserva, justamente para essas situações.
O cabo reserva também não resolveu e o monitor continua “apagado”.
4 – Desconecto tudo, reconecto e faço outro teste: E o monitor ainda não funcionou, muito provavelmente queimou alguma parte e talvez tenha conserto. Verifico se cheira queimado, é… acho que é melhor comprar outro monitor mesmo.
Moral da história: sempre tenha um monitor reserva, mas eu não tinha, isso aconteceu comigo e fui obrigada a ficar alguns dias usando a TV de 42” como monitor, ao contrário do que você imagina: não foi legal, esperamos chegar o sábado para ir procurar um novo monitor.

Autodesk X Windows X Drivers = ?

Pois é, cada caso é um caso, mas na maior parte das vezes o que ocasiona os erros de inicialização de programas como AutoCAD, Revit (e outros) instalados no Windows é a falta de atualizações, e aqui eu estou englobando tudo: programas, sistema operacional e drivers.
Claro que, falando de AutoCAD, eu tenho umas dicas extras, acompanhe o artigo, não pule pro final, tem muitas informações importantes que “eu preciso te falar”…
Vamos à minha lista de exclusões, onde:
Software = qualquer programa da Autodesk que eu tenha instalado, como AutoCAD ou Revit por exemplo.
Sistema Operacional = windows 7, windows 8 ou windows 10

1 – A licença do meu software está em dia?

É… tem isso, pode ser que eu tenha esquecido de pagar, então verifico essa questão financeira.

2 – Meu software depende de checar licença online?

Se sim, minha internet está funcionando?

3 – Meu software está com todas as atualizações instaladas?

Eu posso verificar através do Aplicativo da Área de Trabalho Autodesk, às vezes eu deixo algumas atualizações “pendentes” justamente pra poder fazer printscreen para aulas, artigos ou vídeos.
No canto direito inferior você tem acesso ao ícone do programa:

Clique com o botão direito sobre o ícone e escolha a opção Abrir:

A caixa de diálogo será aberta, no canto superior direito você tem acesso aos detalhes da sua conta:

A primeira “tab” à esquerda mostra os produtos e ferramentas incluídos na sua conta:

A segunda “tab” mostra as atualizações disponíveis para os produtos instalados em seu computador/notebook:

Note que a Tab Minhas Atualizações também mostra, além dos Updates ou Service Packs, os HotFixes.

No meu caso, a terceira “tab” mostra mais detalhes sobre o produto que tenho instalado.
Eu reinstalei o AutoCAD 2018 para mostrar que o Aplicativo da Área de Trabalho Autodesk informa que tem uma atualização ainda não instalada:

Você também pode se informar mais sobre as atualizações na página do software, por exemplo, na página do AutoCAD. O link curto é http://autocad.autodesk.com
Escolha AutoCAD em Support & Learning:

Escolha Downloads:

A página dos Downloads é aberta:

Escolha a versão desejada e veja a lista separada por “Categorias”: Service Packs, Hotfixes e outras:

No exemplo, escolhi clicar sobre um dos Hotfixes do AutoCAD 2019, a página aberta mostra o arquivo para download e o arquivo Readme em pdf, que fornece mais detalhes sobre esse arquivo de correção:

4 – Sistema Operacional está atualizado?

É muito importante manter o seu sistema operacional atualizado. Por mais que essas atualizações possam parecer incômodas por você ter que aguardar instalação e até mesmo reiniciar o seu computador/notebook tantas vezes quantas forem solicitadas, “faz parte do jogo”.

5 – Driver da placa de vídeo atualizado?

Você sabia que a Autodesk tem uma página só para isso? A página mostra a lista completa de hardware recomendados e/ou certificados para o software e sistema operacional que você definir nos filtros.
Acesse https://knowledge.autodesk.com/certified-graphics-hardware

Escolha Produto e Versão:

Sistema Operacional:

Fornecedor:

A lista é mostrada:

6 – Outros drivers atualizados?

Por incrível que pareça, outros drivers desatualizados podem causar problemas com seus softwares. Procurar atualizações de um por um nas páginas dos fabricantes e/ou suporte com certeza é uma tarefa que demanda muito mais tempo do que gostaríamos.
Para resolver isso darei a dica de um programa muito bom que faz a varredura no seu computador/notebook e lista tudo que precisa ser atualizado, você só precisa clicar na opção de atualizar todos.
Este programa tem uma versão gratuita e uma versão paga, o investimento é pequeno comparado com as vantagens.
Não estou sendo paga para fazer marketing do programa. Um amigo me recomendou instalar depois que meu AutoCAD parou de funcionar e nada do que eu havia tentado tinha solucionado.
Bastou instalar o programa e atualizar os drivers da lista para que o AutoCAD voltasse a funcionar novamente.
Isso aconteceu com mais pessoas do meu convívio, recomendei o programa e pronto: problema resolvido!
O programa é o Driver Booster.

Você pode fazer download na página da IOBit: https://www.iobit.com/en/driver-booster.php
Após instalar clique no botão VERIFICAR:

A tela do programa que tenho instalado mostra que eu tenho mais drivers desatualizados:
2 drivers que posso atualizar agora com a versão gratuita e 9 drivers que só serão atualizados com a versão PRO.

Para atualizar os 2 drivers com a versão gratuita, cliquei no botão vermelho Atualizar Agora.
No meu caso será necessário adquirir a licença do programa para manter TODOS os drivers do meu computador atualizados.
Para finalizar o programa pede que o computador seja reiniciado:


As dicas que eu preciso te contar para tentar evitar travamentos no AutoCAD são:
1 – Verifique se a performance do AutoCAD melhora com o Hardware Acceleration ligado ou desligado, opte pelo que for melhor para o seu caso. Digite 3DCONFIG para ter acesso à caixa de diálogo que permite essa e outras configurações:

2 – Altere o valor das variáveis de sistema:
TEMPOVERRIDES = 0
Com TEMPOVERRIDES ligada, o AutoCAD “congela” quando usamos a tecla de função F8, foram relatados problemas com Windows 8 e 10. Para que o AutoCAD não “congele” mais ao usar a tecla de função F8 basta desligar essa variável de sistema.
SELECTIONPREVIEW = 0
Ao passar o cursor sobre qualquer objeto, o mesmo é pré-selecionado, e se for um conjunto de objetos muito próximos, o AutoCAD “trava” por que são muitos objetos para fazer a pré-seleção, desligando essa variável de sistema o AutoCAD não faz a varredura automática para pré-selecionar.
Por enquanto são essas as informações que eu acho necessárias que você conheça, claro que, havendo mais sugestões, vocês serão informados através de outros artigos.
Você tem mais alguma sugestão? Poste nos comentários!
Até o próximo artigo!
😊

Deixe um comentário